A importância da ética no procedimento de counseling

Antonio Siqueira
Cristina Esteves

Segundo Boff (2003), a ética é parte da filosofia que considera questões de fundo sobre a vida, do universo em que vivemos, do ser humano e de seu destino,estabelecendo princípios e valores que orientam pessoas e sociedades.

Especificamente, quando se trata da ética relacionada à atividade profissional, há a necessidade da aplicação da ética geral às condições e especificidades da atividade laboral em questão, de acordo com Camargo (1999).

Essa aplicação ao profissional tem seu início no processo de formação, momento em que dois fundamentos irão delinear o formando, ou seja: o respeito à dignidade humana e a intencionalidade.

Por meio desses dois princípios, quando bem aplicados, é que o futuro profissional se prepara, subtendo-se a um processo de aprendizagem sistematizada, com o exercício de atividades práticas e sempre acompanhada do processo de melhoria contínua, orienta Camargo (1999).

Ainda como fundamento, o exercício da atividade profissional deve ter como finalidade o atendimento às necessidades da sociedade e ao bem comum.

A ética tem sua relevância no processo de aconselhamento, haja vista a importância do respeito à dignidade do profissional e do cliente.

O mundo vive atualmente um mal-estar constante em função da ausência da ética em suas relações, o que ocorre de maneira geral, mas especialmente na necessidade que o indivíduo apresenta de ser ouvido, de obter atenção, de receber acolhimento, de modo que possa dar um sentido à sua vida.

Nossa sociedade necessita de uma ética dialogal para que possamos circular entre as diversas esferas do conhecimento humano.

O desvelar humano ocorre quando a ética se apresenta na relação de ajuda, cumprindo com sua finalidade de auxílio ao outro, buscando suprir deficiências individuais, que colaborarão com o bem comum.

Referências Bibliográficas:

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2003.
CAMARGO, Marculino. Fundamentos de ética geral e profissional. Petrópolis: Vozes, 1999.

Leave a comment